sábado, 10 de dezembro de 2011

Bem estar nosso de cada dia!

Hoje, conforme foi proposto pela Juliana do Blog Escritos Reunidos, os participantes do Desafio 15 minutos todo dia (para saber mais clique aqui) farão uma blogagem coletiva com o objetivo de estimular o Bem Estar.


Para começar, vou transcrever aqui um poeminha que uma amiga muito especial me enviou no meu aniversário e que acho que tem tudo a ver com bem estar. 
Ela não citou o autor e eu desconheço, se alguém souber me avise ;)


"Se for para esquentar, que seja o sol
Se for para enganar, que seja o estômago
Se for para chorar, que seja de alegria
Se for para roubar, que seja um beijo
Se for para perder, que seja o medo
Se for para cair, que seja na presença de Deus
Se existir guerra, que seja de travesseiros
Se existir fome, que seja de amor
Se for para ser feliz...
Que seja o tempo todo!!!"



Na minha opinião esse poeminha resume bem o que é bem estar e como pode ser simples conseguí-lo.
Simples, o que nem sempre quer dizer fácil. 
Digo isso porque quando me propus a participar do Desafio, achei que seria moleza, afinal o que são 15 minutos num dia inteirinho? Mas na prática não foi tão fácil quanto imaginei, porque o corre corre, o stress, a falta de tempo do dia a dia, já estão tão enraizados na nossa rotina, já estamos tão "ligados no piloto automático" que quando nos damos conta, o dia passou e nós não conseguimos os 15 minutinhos de bem estar que nos propomos.
Mas com um pouco de persistência e planejamento é possível conseguir até mesmo mais do que os 15 minutos propostos.
E eu digo que é simples porque coisas muito simples são capazes de gerar bem estar. 
Bem estar não depende de coisas materiais, de posse ou de classe...depende somente de você se permitir esse prazer.
Coisas simples como uma massagem, um banho a luz de velas, brincar com seus filhos, rir, comer um doce sem culpa, passear com o seu cachorro, tomar um banho de chuva, parar para apreciar uma flor ou ouvir o canto de um pássaro.... esses são só alguns exemplos de coisas simples capazes de gerar um enorme bem estar. 
Essas coisas simples variam de uma pessoa para outra, e você tem que descobrir o que te faz bem, o que te deixa feliz.

Mas não são só esses momentos de prazer que podem gerar bem estar. 
Como o poeminha diz " Se for para esquentar, que seja o sol..."
Quem me conhece sabe que sou adepta do " Se não tem remédio, remediado está"...rsrsr
Meu pai é assim e sempre me ensinou a só esquentar a cabeça com o que tem solução, só me preocupar com as coisas que valem a pena, com coisas que estão ao meu alcance. Porque do contrário, são tempo e energia gastos a toa. São sofrimento e preocupações inúteis que nos consomem sem um resultado positivo.
Então, o que eu quero dizer com isso?! 
Que bem estar não está relacionado só com o que nos dá prazer, mas também com atitudes e pensamentos positivos. Tentar ver sempre o lado bom das coisas, acreditar no lado bom das pessoas, praticar o bem, ajudar o próximo (o ano todo e não só na época do Natal...rsrsr) 
Isso também é bem estar porque FAZ BEM FAZER O BEM!

Que tal aproveitarmos o início de um novo ano, época em que todos nós fazemos planos para um ano melhor, acrescentar uma meta de Bem Estar na sua agenda?!
Que tal tentar incluir o Bem Estar através de coisas pequenas e simples na sua vida?
Aproveite essa época do ano e pense no que você fez ou deixou de fazer por si mesmo esse ano e no que você pode fazer para melhorar no próximo ano.
Embarque nessa conosco e verá que vale a pena. 
Em apenas um mês de desafio eu vi que vale muito  a pena e que é muito fácil se sentir bem e ser feliz...é só se permitir!!!!!


Beijos a todos!




3 comentários:

  1. Simples e lindo convite, Lora!
    É na simplicidade que reside o prazer do cotidiano e isso está muito vivo em seu texto!

    Abraços!

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Lora... Nem sempre é fácil tirar nossos "15 minutos de bem estar" diários... às vezes o único momento que temos para nós é o sono...
    Mas o que realmente salva nosso dia e nos traz bem estar, mesmo que não seja por 15 minutos, é lembrar das pessoas queridas e falar com elas, nem que seja um bom dia!
    Obrigada pelo carinho e atenção que me dedica, sempre! Você é uma amiga que sempre faz meu dia melhor!

    Abraços imensos pra vc!

    ResponderExcluir
  3. AMEI o texto!!!
    Minha maneira de enxergar a vida é muito parecida com a tua Lora, acho que por isso nos tornamos "amigas blogueiras virtuais", hehe... A felicidade está nas coisas simples da vida (e acho que a natureza tem papel fundamental nisso), quando conseguimos parar e olhar ao nosso redor com calma e atenção, pensando e agradecendo por tudo que somos e temos... Ser grato a Deus, à vida, às pessoas que amamos...
    Viver bem e fazer o bem: um bom lema para o próximo ano!!! Que Deus te ilumine sempre Lora!!! Beijãoooo

    ResponderExcluir